sábado, 5 de junho de 2010

Das escolhas e do respeito.

Sempre fui a favor do parto natural (que antes conhecíamos como parto normal), do aleitamento com livre demanda, do carinho, do colo, do amor sem limites e da educação.

Durante a gestação comecei a me preparar da melhor maneira para um parto natural, fazia caminhadas deliciosas na praia, hidroginástica, pegava sol. Me preocupava com o bem estar do meu filhote me recuso a chamá-lo de ‘feto’, sorry colocava músicas gostosas para ele ouvir, procurava não me irritar, relaxava e nunquinha vi meus filmes tensos de terror que sempre adorei.

Sempre pensei e continuo pensando que o dia em que decidisse ter um filho meu mundo seria para ele, por ele. Faria tudo pelo seu bem estar, da melhor maneira possível.

Mais próximo do final da gestação, em uma conversa com a obstetra, observamos um risco para o bebê. Tenho epilepsia e quando sinto muita dor, mesmo medicada, perco o controle e corro risco de uma crise. Com isso eu poderia perder os sentidos e seria arriscado para meu filho: eu não admito!

Optamos então pela cesária. PAUSA: Gostaria de salientar que a indicação pela cesária não foi por fins lucrativos já que optei por fazer o parto com a plantonista e não com a obstetra que me acompanhou devido a questões financeiras.

Durante alguns dias chorei por causa disso, de certa forma me senti ‘menos mulher’ e da maneira que eu via as coisas isso parecia afastar-me um pouco do meu filho.

Achei estranho ter dia e hora marcados para um nascimento, entendi isso como uma coisa um tanto injusta, acho que ele deveria vir ao mundo na hora que ele escolhesse e não no horário que agendaram para isso.

Mas seria imprudência minha fazer diferente e porque ‘eu quero um parto natural’ permitir a existência de algum perigo para ele.

Fizemos então o parto agendado, tudo programadinho e ele veio ao mundo maravilhoso com APGAR 10 e rodeado de amor, muito amor.

Ele tem sim um quarto decorado, com paredes pintadinhas e tudo combinando. Ele até dorme na sua caminha desde o primeiro mês, não porque sou uma mãe desnaturada que acho que ele tem que se virar sozinho, mas porque acho arriscadíssimo um bebê entre seus pais na cama.

Sobre o bico (chupeta) ele não chupa porque não quis, eu ofereci. Também não vejo nenhum problema. Ofereci só depois de um mês quando ele já mamava bastante por questão de segurança, e porque às vezes eu precisava comer ou ir ao banheiro e ele nunca, nunquinha largava a teta. O que? Sou um monstro??? Ah... pára!

Sou a favor do colo, dou muito muito mamá e muitíssimo carinho.

Sobre a amamentação gostaria de salientar que entendo que em muitos casos (o meu caso) dói muito (olha, tenho piercings e tattoos e nada doeu assim) mas que não se deve desistir jamais! É benéfico para o bebê e para a mãe, nos aproxima muito e é maravilhoso. A dor passa rápido e depois é só alegria!

Não uso sling porque não me adaptei, uso o carrinho e percebo que ele adora esticar seus bracinhos e ter espaço. Quando cansa, dou um colinho!

Iniciei alimentação quando ele fez 5 meses (no ultimo dia 28) não por vontade própria mas porque sou um ser normal que trabalha e preciso que ele consiga se alimentar quando eu for trabalhar. O que tem de monstruoso nisso?

Sou muito a favor das mudanças que tem sido feitas na educação dos pequenos e percebo que na grande maioria são maravilhosas, mas sou contra o radicalismo.

É indiscutível que dou ao meu filho todo o amor deste mundo e que cuido dele como jamais ninguém o faria e acredito que a grande maioria das mães faz também o melhor, eu e esta grande maioria não achamos bacana ser taxadas de ‘erradas’ por pessoas que declaradamente não estão sequer dispostas a prestar a atenção em outro ponto de vista.

Caberia aqui uma pincelada no assunto ‘palmadinha’ mas vou deixar para outro post, já que o assunto é polêmico e complicadíssimo, mas já deixo claro que sou contra surras e a favor dos limites.

Pronto, falei.

6 comentários:

  1. Oiiii
    Amigaaa eu não acho nada de monstro em nada que vc citou aí!
    Antes eu reclamava do modo que ela criava o meu irmão mais novo e hoje com o meu filho, odeio pessoas me dizendo o que fazer e ainda mais falando do meu leite. Acho o seguinte: quem sabe sou eu e ponto. Nossos filhos estão felizes, grandinhos e gordinhos, estou fazendo certo e com recomendação médica, então ninguém tem de julgar vc. :D

    Beijo, beijooo

    ResponderExcluir
  2. Oi, tb queria parto o mais natural possivel, fiz hidro, caminhada e yoga. Minha bolsa estourou mas não tive contração nem dilatação então PC. Muito mama e muito colo. Vc perguntou eu só volto a trabalhar final de setembro. Só dou aula meio periodo, ainda bem. Temos que dançar conforme a musica. Nem tudo ocorre como planejamos e nem temos como prever o futuro então vamos curtir nossos lindos momentos. Bjs Cy

    ResponderExcluir
  3. Fe , sabe que eu tb me preparei para um parto normal , mas calculamos uns riscos aí( quando engravidei tomava remédios fortes pra crises de panico e tive que parar abruptamente e isso me fez ter recaídas bravas durante a gravidez e crise de abstinencia dos remédios) e optamos pela cesárea. Fiquei triste , mas passou. A saude de Lulu dependia da minha e fiz de tudo para que desse tudo certo e deu.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Fe,

    Fiquei feliz em conhece-la.

    Entao, na verdade foi todo um processo, pq ele nao estava domindo sozinho no berco, soh no colo.....e ai dava mama, ele dormia e eu colocava, quase sempre ele acordava, ai, nao pegava mais do berco e ficava com ele no quarto ate adormecer. Ontem dei mama e antes que ele dormisse coloquei no berco.....fiquei com ele ate que dormisse outra vez.....deu certo, mas tem que ter muitaaaa paciencia e nao desistir logo.....sera que deu pra enterder??? Estou digitando com uma mao soh, pois ele esta mamando tbem...kkkk

    Beijos e fiquem com Deus

    Apareca sempre

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  5. Hum, estamos lendo/ouvindo/vendo os mesmos filmes. Concordo com tudo aí... acho que precisamos seguir mais a nossa intuição, ao invés de ler tantos manuais.
    Abraços,
    Mariana

    ResponderExcluir
  6. olá, fê, tem um selo para vc no blog!
    abraços...

    ResponderExcluir